Blog

05/06/2017

Intolerância Alimentar

Fonte:

    Teste para intolerância alimentar mediada por IgG.

    As alergias alimentares são reações clássicas mediadas por Imunoglobulinas
E (IgE). No entanto, as chamadas intolerâncias alimentares, mediadas por imunoglobulinas G (IgG) são menos conhecidas e apresentam uma manifestação mais tardia e menos evidente que as alergias IgE, não sendo diagnosticadas ou sendo confundidas com outras patologias. Em muitas ocasiões, as pessoas convivem com elas e com todas suas consequências patológicas.

 
    Entre 20 e 35% da população sofre, em diferentes manifestações clínicas, com efeitos derivados da sensibilidade a diferentes alimentos. 
  

 O grupo de alimentos de intolerância moderada ou severa indica o nível de anticorposdetectados e serve de referência para que em futuros controles se comprove se a retirada dos alimentos melhora os níveis de reatividade. Para evitar desequilíbrios nutricionais e/ou riscos de má nutrição, essa prova deve ser solicitada e supervisionada por um especialista que elabore uma dieta equilibrada e faça o acompanhamento do paciente.  Os resultados devem sempre ser correlacionados com a condição clínica do paciente, já que um nível aumentado de IgG de alimento não necessariamente se manifesta com algum sintoma específico. 
    É importante lembrar que os resultados desse kit não dão informações sobre alergias mediadas por IgE. 

    Diagnóstico laboratorial

    O teste de intolerância alimentar que avalia anticorpos IgG é uma ferramenta de diagnóstico muito útil para todas as alergias alimentares dos tipos II, III e IV.

    Conforme estudos científicos, existe uma melhora notável dos sintomas em uma alta porcentagem de pessoas quando há a retirada de alimentos que apresentam níveis de IgG específica acima da normalidade. Os sintomas podem ser:

    Articulares: dor e rigidez.
    Respiratórios: tosse, bronquite e asma.
    Digestivos: acidez, úlceras e aftas na boca, gastrite, colite, prisão de ventre, diarreia e náuseas.
    Gerais: enxaqueca, fadiga, depressão e retenção de líquidos.

                        (Fale com a gente para obter mais informações.) 

Fonte:1. Dietary advice based on food specific IgG Results. Nutrition and food scisnce Vol 37 No 1 2007pp 16-23

2. Food eliminiation based on IgG antibodies in irritable bowel syndrome: a randomised controlledtrial. W Altkinson, T A Sheldon, N Shaath, Pj Whorwell Gut 2004:53 1459-1464 dois: 10.1136

3.  A Vegan diet free of gluten improves the signs and symptoms of Rheumatoid Arthritis. BritishSociety of Rheumatology, 2001 pp 1175-1179

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: