Blog

05/06/2017

Painel Genético Nutrigenômico

Fonte:

A maioria das doenças crônicas frequentes da idade adulta é multifatorial. Estima-se que aproximadamente 70% da população desenvolva alguma doença crônica, daí a importância de identificar os indivíduos com fatores de riscos genéticos para que se possa planejar sua prevenção.

Pequenas variações genéticas conhecidas como polimorfismos ou SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) podem influenciar a capacidade de metabolização dos alimentos e a capacidade de eliminação de substâncias tóxicas, influenciando a resposta dos indivíduos em relação ao ambiente. A dieta é o fator ambiental mais importante na modulação da expressão gênica.

Em função do perfil nutrigenético de cada pessoa, há alimentos que podem ter uma ação protetora frente a determinadas doenças, enquanto outros alimentos podem aumentar o risco de desenvolvê-las.

Não há como mudar nossos genes, mas é possível modificar o efeito deles sobre a saúde alterando nossa condição alimentar e estilo de vida. Isso demonstra a importância de combinar a nutrição com a genética a fim de conhecer a influência das variantes genéticas na resposta do corpo aos alimentos.

O objetivo principal da nutrigenética é a prevenção das doenças, ou seja, fazer da alimentação o melhor medicamento. A nutrição é a ferramenta mais simples e eficaz para cuidar da saúde e do bem-estar. O painel nutrigenético determina quais alimentos aumentam ou diminuem a probabilidade de desenvolver determinadas doenças e possibilita uma maneira personalizada de elaboração da dieta em função dos genes.

Indicações

O perfil genético nutricional é indicado para todas as pessoas que desejam prevenir as doenças, especialmente as de manifestação frequente na idade adulta, como obesidade, diabetes, hipertensão e osteoporose, a partir do estudo nutricional individualizado. Quanto mais cedo se colocar em prática as recomendações preventivas, antes se observará os efeitos sobre a saúde.

Análise

A análise genética consiste na avaliação de 88 polimorfismos em 58 genes relacionados à suscetibilidade genética com as seguintes patologias:

• Diabetes/Síndrome Metabólica

• Hipertensão

• Osteoporose

• Obesidade geral e abdominal, sendo analisados:

          - Regulação do Apetite

          - Gasto Calórico

          - Resposta a Dieta Hipocalórica

          - Resposta a Exercício Físico

 

O relatório de análise apresenta resultados clínicos e proporciona informações sobre as suscetibilidades genéticas e recomendações preventivas personalizadas, no âmbito nutricional, com sugestões de cardápio, de resposta ao exercício e de outros fatores que dizem respeito ao estilo de vida.

 (Fale com a gente para obter mais informações.)

Fonte:

1. Estruch, R. et al. N Engl J Med 2013. 368:1279-1290.

2. Perez-Martinez, P. et al. Am J ClinNutr. 89:391-9,2009.

3. Schoder, C. et al. Public Health Nutrition. 15(4), 618-626, 2011.

4. Smith, C. et al. NutrMetabCardiovasc. 22(5):449-455, 2012.

5. Corella, D. et al. Archlntern Med. 169(20):1897-1906, 2009.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: