Blog

05/06/2017

Teste do Pezinho

Fonte:

O Teste do Pezinho é um conjunto de mais de uma dúzia de exames que toda criança deve realizar após o nascimento, para prevenir dezenas de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas.

A seguir algumas dessas doenças:

Fenilcetonúria – É uma doença congênita em que o bebê não consegue digerir a fenilalanina, que é uma proteína presente em vários alimentos, podendo formar depósito no organismo causando comprometimento neurológico.

Anemia Falciforme – É uma doença genética que altera a formação da hemoglobina, por consequência muda o formato das hemácias, além de torna-las frágeis, por isso gera uma anemia e dificuldade de oxigenação em alguns órgãos.

Hipotireoidismo congênito – É uma doença causada pela tireoide,  por não conseguir produzir quantidades normais de hormônio, trazendo sérias consequências ao bebê, como, por exemplo, prejudicando o crescimento e até mesmo retardo mental.

Fibrose Cística – É uma doença genética não curável, porém controlável, mantendo o paciente em boas condições de vida. Interfere na produção das glândulas exócrinas (enzimas pancreáticas, muco e suor).

Hipertrofia Adrenal – É uma doença genética que causa grande desequilíbrio na produção de hormônios da criança, reduzindo alguns e aumentando outros, causando acentuadas alterações na puberdade e no desenvolvimento físico.

Deficiência de Biotinidase -  É uma doença congênita que gera a incapacidade do organismo de reciclar a biotina, que é uma vitamina muito importante para garantir a saúde do sistema nervoso. Bebês com este problema podem apresentar convulsões, falta de coordenação motora, atraso no desenvolvimento, etc.

Galactosemia – Esta doença faz com que a criança não consiga digerir o açúcar presente no leite, podendo levar a um comprometimento do sistema nervoso central.

Toxoplasmose congênita – Doença que pode ser fatal ou levar a cegueira, convulsões ou retardo mental.

Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) – Com essa deficiência as hemácias ficam com fragilidade na membrana gerando anemia de intensidade variada.

Sífilis Congênita – Doença grave que pode levar ao comprometimento do sistema nervoso central.

AIDS – Doença que compromete o sistema imunológico e que ainda não tem cura.

Rubéola Congênita – Doença que provoca a deformação congênita como catarata, surdez, retardo mental e até a má formação cardíaca.

Citomegalovirose Congênita – Doença que pode causar calcificações cerebrais e retardo mental e motor.

Doença de Chagas Congênita – Doença infecciosa que pode causar retardo mental, psicomotor e alterações oculares.

MCAD – Os distúrbios da beta-oxidação dos ácidos graxos (DOAG) são deficiências genéticas metabólicas, nas quais o organismo é incapaz de oxidar os ácidos graxos para produzir energia, devido a ausência ou mau funcionamento de uma enzima específica. Se não diagnosticados e não tratados, estes distúrbios podem causar sérias complicações afetando o SNC, o fígado, coração, músculos esqueléticos e retina. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS: